RÁDIO CARAMELO: PSY




Park Jae-Sang, coreano nascido em 31 de dezembro de 1977, mais conhecido pelo seu nome artístico Psy, é um rapper, compositor e produtor musical sul-coreano. Tornou-se popular a nível nacional pelos seus vídeos humorísticos e as suas apresentações de palco, e mundialmente por seu single Viral “Gangnam Style”, do seu sexto álbum de estúdio Psy 6 (Six Rules), Part 1 (2012) Desde então, Psy já apareceu em inúmeros programas de Televisão, incluindo X-Man, Golden Fishery, Todaye e The X Factor (Australia).

Em 21 de dezembro de 2012, o vídeo de “Gangnam Style“ ultrapassou o marco de um bilhão de visualizações no Youtube, tornando-se o primeiro a faze-lo na história da plataforma. Este feito rendeu-lhe assim o título de “Rei do Youtube”. Mais tarde, em 31 de maio de 2014, “Gangnam Style” atingiu a marca de dois bilhões de visualizações e após o êxito comercial do single, Psy lançou mais canções para o mercado internacional, em formato digital. “Gentleman” foi lançando em abril em 2013, com mais de 40 de milhões de visualizações em vinte e quatro horas. Posteriormente, em junho em 2014, lançou “Hangover”, com a participação de Snoop Dogg. Em 2015, Psy lançou Chiljip Psy-da com os singles “Daddy” e “Napal Baji”, e em 2017 o seu oitavo álbum, 4X2=8, com “I Luv It” e “New Face”.

Como resultado de suas conquistas na indústria de música, Psy é considerado o primeiro artista de K-pop a conseguir realizar o feito de entrar efetivamente na indústria musical ocidental. O Ministério de Cultura, Desporto e Turismo da Coreia do Sul reconheceu a sua contribuição para a cultura do país e concedeu-lhe a medalha da Ordem Okgwan do mérito cultural.